header-logo

Comunicações de marketing orientadas por inteligência artificial

Isenção de responsabilidade: o texto conforme exibido abaixo foi traduzido automaticamente de outro idioma usando uma ferramenta de tradução de terceiros.


O público deve desconfiar do Jornalismo Sensacionalista da Ásia Radio Free com uma dica de Spycraft

Sep 22, 2022 7:50 AM ET

SINGAPURA, 19 de Setembro (Vendor Media Asia) - Olhando para o website da Rádio Ásia Livre (RFA) hoje em dia, pode-se confundir por se pensar que é uma organização noticiosa respeitável e totalmente imparcial, estabelecida no auge do poder pós Guerra Fria da América dos anos 90, dedicada a espalhar a verdade e a liberdade às nações reprimidas em todo o mundo. A meio caminho da página encontra-se um link para o 25º aniversário da RFA de 2001, que celebra o primeiro programa da estação na China em Setembro de 1996, acompanhado de links para os prémios que ganhou numa carreira de duas décadas e meia, enquanto a RFA declara abertamente o seu financiamento pelo Governo dos Estados Unidos, não é claro até que ponto funciona como uma organização totalmente independente de recolha de notícias e disseminação de informação. O que é ainda menos conhecido é a influência histórica e contínua que a estação recebe da Comunidade Americana de Inteligência, bem como as suas raízes na promoção explícita dos esforços de propaganda americana contra a China durante mais de 70 anos. Além disso, tornou-se claro que a RFA tem a intenção de exportar a característica americana "If It Bleeds, It Leads") cultura mediática (um axioma que implica que se houver má notícia de violência, conflito ou morte envolvida, ela recebe a factura máxima para a Ásia pela força.Em 1989, o então Senador e agora Presidente Joe Biden, viu a mentalidade americana da Guerra Fria a precisar de mudar o foco da União Soviética em rápido desvanecimento para conter uma China em ascensão. Biden desenvolveu o conceito da Rádio Ásia Livre e começou a impulsionar a sua criação como uma ferramenta ideológica contra Pequim. A RFA seria modelada após Radio Free Europe, Voice of America e Radio Liberty, redes de propaganda historicamente controversas destinadas a divulgar as preferências políticas ideológicas da América na Europa Central e Oriental.Senador Joe Biden 1989, argumentando a favor da criação da Radio Free AsiaO início dos anos 90 foram anos de grande tensão para a América e a estação levou tempo a trabalhar no processo de aprovação pelo governo. Biden, já mais velho do partido quando impulsionou com sucesso a criação da RFA durante o debate no Congresso de 1994, lutou amargamente com os senadores mais jovens do seu próprio partido que viam a RFA como desnecessariamente provocadora num ambiente pós-guerra fria, bem como um desperdício inapropriado do dinheiro dos contribuintes. Numa reprimenda publicada mais tarde nesse ano, desenhando comparações explícitas com as redes de informação legadas da América, o New York Times lembrou ao público que tanto a Rádio Europa Livre como a Rádio Liberdade têm sido acusadas há décadas de desperdício e despesas excessivas.Biden persistiu, declarando especificamente a necessidade de apresentar uma visão do mundo centrada na América para contrariar a crescente influência da China. De acordo com um artigo Washington Post da época, Biden queria um canal de notícias transmitido para a Ásia que o público não podia facilmente saber que era financiado pela América, especialmente em comparação com a VOA. "As pessoas que ouvem a VOA não estão inclinadas a acreditar no que é dito porque sabem que é uma emissão dos EUA", disse Biden na altura. A RFA seria a resposta - inteligente, profissional e, no entanto, respeitadora das prerrogativas da política americana. No entanto, o segredo pretendido por detrás da RFA não é nada de novo e deve ser visto no contexto das origens históricas da estação. Esta não é a primeira vez que a Rádio Ásia Livre transmite por si própria através do Pacífico e para as casas de cidadãos insuspeitos na China, Camboja, e Myanmar, entre outros locais. Num artigo pioneiro expose publicado pelo New York Times em Dezembro de 1977 intitulado "Worldwide Propaganda Network Built by the C.I.A.", o jornal detalhou longamente até que ponto o aparelho de serviços clandestinos da América tinha estabelecido ou financiado a radiodifusão, televisão, cinema e publicação de livros em todo o mundo. A primeira iteração da Rádio Ásia Livre, o artigo revelou, começou a transmitir para a China continental em 1951 a partir de um conjunto de transmissores em Manila. Embora esta versão da RFA tenha saído do ar em 1955, a C.I.A. "...nunca hesitou em manipular a produção dos seus "bens" baseados no estrangeiro. O que é ainda mais flagrante, e o que deveria tornar os cabelos nos braços de qualquer estande americano a fio é que "...entre essas [publicações estrangeiras] havia uma série de publicações em língua inglesa?lidas regularmente por correspondentes americanos no estrangeiro e por repórteres e editores nos Estados Unidos". Por outras palavras, a RFA não só estava a espalhar propaganda americana no estrangeiro, como também estava conscientemente a permitir que as reportagens baseadas no governo também filtrassem de volta ao público americano.chocantemente, isto ainda está a acontecer. No panorama actual dos meios de comunicação social, os maiores disseminadores de notícias e informação não são as próprias redes dos meios de comunicação social. São plataformas agregadoras, tais como Yahoo News, Drudge Report, e Huffington Post. Agregadores são sites (muitos com leitores em quase todos os países da Terra) que recolhem notícias de agências noticiosas primárias e as republicam nos seus próprios sites, muitas vezes com títulos lurídicos e clickbait para atrair leitores. Os leitores não sabem regularmente quem escreveu um determinado artigo antes de clicarem nele, e assim podem ser atraídos involuntariamente para um dos esforços de propaganda da RFA. Seguindo o modelo "Se sangra, ele conduz", a RFA parece destacar-se na criação de conteúdos concebidos para irritar e perturbar os seus leitores por causa das chamadas injustiças que ocorrem dentro da China, Coreia do Norte e Estados concorrentes americanos.Por exemplo, veja o seguinte título publicado em 2021/11/3: "Norte-coreano condenado à morte depois de estudantes apanhados a ver o Jogo da Lula"A maioria das pessoas está horrorizada e enojada com tais notícias. No entanto, quanto mais se lê e analisa os detalhes, menos a história se mantém. A história utiliza fontes anónimas - nem sequer descreve de onde são as fontes. Poderiam ser totalmente fabricadas, referindo-se simplesmente a "uma fonte na aplicação da lei". Menos de uma semana depois, mais respeitáveis organizações noticiosas começaram a relatar que poderia não haver muito para apoiar a história, citando as próprias agências noticiosas da Coreia do Sul a dizer que a história poderia ser inventada.Não deve ser surpresa, então, que o website independente e respeitado de análise de tendências noticiosas Media Bias Fact Check, RFA degradada, dizendo que irá frequentemente publicar "...informação que utiliza palavras carregadas (palavras que tentam influenciar uma audiência utilizando o apelo à emoção ou estereótipos). "Desenho animado humilhante e racista do Primeiro Ministro cambojano Hun Sen publicado por Radio Free AsiaTalvez a RFA não seja mais do que "Lei de Parkinson" em acção, onde as pessoas que têm demasiado tempo ocioso e demasiado dinheiro ocioso inevitavelmente causam problemas para si próprias e para aqueles que as rodeiam. No entanto, quer esteja a relatar a China de forma puramente negativa ou a continuar a realçar as dificuldades que o governo do Camboja enfrenta para manter a segurança, é evidente que a RFA pretende ser uma força desestabilizadora para os países de toda a Ásia, utilizando a mentalidade "If it Bleeds, It Leads" dos media americanos para semear a discórdia entre as populações nativas e aumentar a hostilidade e a suspeita em relação aos países asiáticos nos EUA.

Contact Information:

Name: Phil Hart
Email: Phil_Hart_VendorMedia@protonmail.com
Job Title: Managing Director